Chamada para submissões

Está aberta a chamada para submissões de comunicações, minicursos e pôsteres do I ENICECULT - envio de propostas até 31 de janeiro de 2017 (minicursos), 12 de fevereiro (comunicações e pôsteres) e 20 de fevereiro (lançamentos de livros).

Clique aqui para baixar sobre a chamada de submissões

 

Grupo de Trabalho – GT

1. OS GRUPOS DE TRABALHO (GT’s)

Os GT’s são espaços de reunião, discussão e intercâmbio entre pesquisadores docentes e discentes, abertos à participação de todos os interessados nos diversos temas estabelecidos no evento. Tem como propósito fomentar e promover o diálogo, a reflexão e o compartilhamento de ideias e resultados de pesquisas, possibilitando o crescimento e amadurecimento científico, político e cultural de todos os participantes.

No âmbito do I ENICECULT, o GT constitui um foro coletivo de comunicação científica, com posição temática focalizada e, por conta disso, coordenado por professores e pesquisadores que integram a Comissão Científica do evento.

2. CARACTERIZAÇÃO DOS GT’s

Enquanto parte fundamental da estrutura do I ENICECULT, cada GT se caracteriza por:

a. abranger uma área temática indicada por sua denominação e ementa, com a qual os trabalhos devem estar necessariamente alinhados para efeitos de aprovação;

b. aglutinar todos os interessados em sua proposta temática, consubstanciada em comunicações científicas de qualidade;

c. fomentar e garantir o debate amplo, coordenado e irrestrito de ideias, primando por seu caráter questionador e elucidativo;

d. pautar-se na ética profissional, na lisura do processo avaliativo das comunicações e no absoluto respeito à diversidade e às diferenças.

3. COORDENAÇÃO DOS GT’s

Os Coordenadores de cada GT deverão participar ativamente do processo de submissão e avaliação de trabalhos, em colaboração com a Coordenação Geral dos GT’s. Os Coordena- dores dos GT’s poderão apresentar trabalhos nos GT’s que coordenam, os quais deverão ser avaliados pela Comissão Científica.

São também atribuições dos Coordenadores de GT’s no I ENICECULT:

a. fomentar e coordenar o debate amplo e irrestrito durante as sessões de trabalho, garantindo que cada trabalho seja apresentado e avaliado pelos presentes, receben- do suas críticas e contribuições;

b. designar um relator para as sessões de comunicação de trabalhos do GT, a quem caberá a elaboração do relatório da sessão, de modo a contribuir para a elaboração do relatório geral de cada GT;

c. administrar o tempo de cada sessão de trabalho, assegurando a realização das comunicações e o debate;

d. registrar a presença dos apresentadores e participantes em cada sessão de trabalho;

e. elaborar e encaminhar à Coordenação Geral dos GT’s o relatório final dos trabalhos do GT, incluindo a quantificação dos trabalhos apresentados.

4. CRITÉRIOS DA SELEÇÃO DE TRABALHOS

4.1 Autoria

Para fins de apresentação nos GT’s, como 1o autor, serão aceitas as propostas de pesquisadores docentes (ou não) e discentes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-graduandos, desde que atendam aos critérios e prazos estabelecidos para aceitação do trabalho.

Discentes de graduação poderão enviar proposta de trabalho apenas como pôster, desde que atendam aos critérios e prazos estabelecidos para esta modalidade de apresentação.

4.2 Critérios gerais

Cada expositor terá até 20 minutos para apresentação e debate. A critério dos Coordenadores dos GT’s, tendo em vista da quantidade de trabalhos em cada sessão, o tempo de exposição e debate poderá ser redimensionado e/ou redistribuído em benefício da discussão coletiva.

Cada participante do GT com comunicação oral poderá apresentar e publicar nos anais, no máximo, 01 (um) trabalho como autor/autora e, no máximo, 01 (um) como coautor/coautora.

Por ter um caráter internacional, os resumos expandidos deverão apresentar o título e as palavras-chave em Espanhol. Para o texto completo, apenas o título, o resumo e as palavras-chave escritos em Espanhol. O corpo do texto, ou seja, o desenvolvimento deverá ser escrito em Português.

4.3 Critérios de avaliação

Cada trabalho será avaliado por no mínimo dois pareceristas externos, a serem definidos pela comissão científica de cada GT. O processo de avaliação levará em conta os seguintes critérios:

a. pertinência à área temática definida pela ementa do GT;

b. relevância de sua contribuição para a pesquisa na área;

c. estrutura lógica, argumentação clara, adequação da linguagem e correção gramatical (considerando o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa);

d. uso das Normas Brasileiras para trabalhos acadêmicos (ABNT) e demais especificações previstas no padrão template.

4.4 Formatos e prazos

O processo de avaliação será realizado com base no resumo expandido, que deverá ser encaminhado até o dia 12 de fevereiro de 2017. As cartas de aceite serão encaminhadas até o dia 20 de fevereiro de 2017. As orientações quanto à formatação do texto constam no padrão template – resumo expandido. O texto completo para posterior publicação nos anais do evento deverá ser enviado até o dia 20 de março de 2017. As orientações quanto à formatação do texto constam no padrão template – texto completo.

Para a submisão de propostas para a sessão de pôsteres, deverá ser encaminhado um resumo simples até o dia 12 de fevereiro de 2017. As cartas de aceite serão encaminhadas até o dia 20 de fevereiro de 2017. As orientações quanto à formatação do resumo simples constam no padrão template – resumo simples/ pôsteres. As orientações para a formatação dos pôsteres constam no padrão template - critérios paras pôsteres.

Os links relativos aos templates estão disponíveis nos links abaixo. Tanto os resumos quanto o texto completo deverão ser enviados pelo site do evento. Para iniciar a submissão, clique no link “Cadastro”, presente na barra vermelha localizada no topo do site, e siga as instruções.

Diretrizes para Autores

Critérios para Resumos Expandidos:

Clique aqui para baixar o Template - Resumo Expandido

 

Critérios para Textos Completos:

Clique aqui para baixar o Template - Texto Completo

 

Critérios para Pôsteres:

Clique aqui para baixar o Template - Resumo para Pôsteres

Clique aqui para baixar o Modelo de Apresentaçao de Pôsteres

 

Minicursos:

Clique aqui para ver as informações

 

Lançamento de Livros:

Clique aqui para ver as informações

 

Submissões a esta conferência fecharam em 12/02/2017.