Apresentação

I Encontro de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo

22 a 24 de março de 2017

CECULT - UFRB

Tema: Diálogos Interdisciplinares

Sabe-se que o Recôncavo da Bahia é uma região de forte tradição das manifestações plurais da Cultura, sob o signo de variadas Linguagens e Tecnologias. Foi a partir de tal ambiência que, em 2013, foi criado o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizado na cidade de Santo Amaro, bem como o Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas   BICULT.

Compreender a Cultura envolve, necessariamente, falar daquilo que confere a sua materialidade. As dinâmicas culturais da linguagem, seja pela expressão oral, verbal, visual, verbo-visual, verbo-voco-visual, corporal - dentre tantas outras -, podem ser o caminho privilegiado pela qual as culturas se apresentam, junto às demais técnicas e tecnologias que lhes são próprias, a começar por aquelas inscritas no próprio corpo. Assim, não há como estudar a Cultura sem pensá-la em correlação com a diversidade de concepções, linguagens e tecnologias que modelizam diferentes formas expressivas, tais como: música, teatro, dança, performance, literatura, artesanato, narrativas orais, arquitetura, artes visuais, etc. 

Como um sistema complexo e interligado, só é possível compreender a Cultura por um processo de contínuo devir. Diálogo e movimento redefinem, continuamente, os sentidos que tais expressões são capazes de produzir. Para entender esta complexidade, pede-se, portanto, a construção de conhecimento eminentemente interdisciplinar, edificado pelo diálogo instituído entre diferentes campos do conhecimento como a arte, a comunicação, a antropologia, a literatura, a filosofia, a geografia, a sociologia, a ciência política, entre outros. Nesse caminho pertinente da interdisciplinaridade, a ideia é entender de que maneira diferentes sistemas culturais se relacionam e estão em contínuo devir por meio dos intercâmbios que se estabelecem entre códigos, linguagens, técnicas e tecnologias que tendem a se tornar cada vez mais complexas, redefinindo, continuamente, os sentidos que as expressões culturais são capazes de produzir. 

É nesse turbilhão de pensamentos em contínuo devir que professores e alunos do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) realizaram o I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo (ENICECULT), de 22 a 24 de março de 2017, em Santo Amaro da Purificação - BA, e que contou com financiamento da Fapesb - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

Com o tema Diálogos Interdisciplinares, o evento visou estimular o debate e a produção científica interdisciplinar com o objetivo de apreender a estreita correlação existente entre os sistemas culturais, a diversidade das suas linguagens constitutivas e as tecnologias que lhes são inerentes. Para tanto, pensou-se em um evento cuja estrutura e  dinâmica pudessem refletir a profusão cultural da comunidade do Recôncavo na inter-relação com os debates acadêmicos e suas inquietações. 

Contando com diversas apresentações culturais em todo o evento, o I ENICECULT também dispôs de Sessões de Pôsteres para alunos da Iniciação Científica e dos Programas de Extensão, com premiação de Menção Honrosa aos melhores pôsteres. Durante os três dias de Encontro, os participantes também puderam se envolver com inúmeras Oficinas, além de participar de diversos Grupos de Trabalhos (GT 1 - Diálogos interdisciplinares: formação, currículo e cultura; GT 2 - Diálogos interdisciplinares: metodologias anárquicas; GT 3 - Diálogos interdisciplinares: práticas artísticas expandidas; GT 4 - Diálogos interdisciplinares: epistemologias do sul; GT 5 - Diálogos interdisciplinares: política, cultura e desenvolvimento; GT 6 - Diálogos interdisciplinares: memória, espaço e culturas; GT 7 - Diálogos interdisciplinares: música e comunicação; GT 8 - Diálogos interdisciplinares: artes a(cerca) da infância; GT 9 - Diálogos interdisciplinares: letramento, formação e universidade), cujos trabalhos compõem este anais. O Encontro também contou com Mesas de debates (Diálogos Interdisciplinares: expressões da resistência e Diálogos Interdisciplinares: devir dos sistemas culturais) e Conferências que dinamizaram as interações interdisciplinares, potencializando a temática do Encontro. Tais propostas foram marcadamente dialógicas e com ênfase no respeito à diversidade, assumindo a dimensão e amplitude que resguardam todos os trabalhos submetidos ao evento. 

Linguagens, culturas e tecnologias carregam em si dinâmicas em movimentos desiguais e complementares, pensamentos ousados e observações constantes. Realizar um Encontro que pudesse pensar e dialogar sobre o devir dos sistemas culturais, bem como as expressões da resistência, as práticas artísticas, memórias e espaços, políticas e formação universitária, epistemologias, música e metodologias anárquicas é propor como reflexão os intercâmbios dos saberes, redefinições de signos e códigos que exigem diálogos interdisciplinares, complexidades que acionam experiências outras e o Outro.

Ao estimular esses diálogos interdisciplinares, reconhecendo a emergência de se debater tais questões de modo crítico e interconectado, todas as propostas do I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo perpassaram pelo caminho dialógico diverso e respeitoso, assumindo e propondo ampliar as discussões sobre as interconectividades emergenciais das culturas, das linguagens e das tecnologias, sejam nos seus sistemas ou expressões.

 

<-- Voltar