Apresentação

Tema: Diálogos Interdisciplinares

Clique aqui para baixar a carta I ENICECULT

O Recôncavo da Bahia é uma região de forte tradição das manifestações plurais da Cultura. Foi a partir de tal ambiência que, em 2013, foi criado o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizado na cidade de Santo Amaro, bem como o Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas  ‒ BICULT.

Falar de Cultura envolve, necessariamente, falar daquilo que confere a sua materialidade. As dinâmicas culturais da linguagem, seja pelas expressão oral, verbal, visual, verbo-visual, verbo-voco-visual, corporal - dentre tantas outras -, podem ser o caminho privilegiado pela qual as culturas se apresentam, junto às demais técnicas e tecnologias que lhes são próprias, a começar por aquelas inscritas no próprio corpo. Assim, não há como estudar a Cultura sem pensá-la em correlação com a diversidade de concepções, linguagens e tecnologias que modelizam as formas expressivas diversas, tais como:  música, teatro, dança, performance, literatura, artesanato, narrativas orais, arquitetura, artes visuais etc.

Como um sistema, só é possível compreender a Cultura por um processo de contínuo devir. Diálogo e movimento redefinem, continuamente, os sentidos que tais expressões são capazes de produzir. Para entender esta complexidade, pede-se, portanto, a construção de conhecimento eminentemente interdisciplinar, edificado pelo diálogo instituído entre diferentes campos do conhecimento como a arte, a comunicação, a antropologia, a literatura, a filosofia, a geografia, a sociologia, a ciência política, entre outros. A ideia é entender de que maneira diferentes sistemas culturais se relacionam e estão em contínuo devir por meio dos intercâmbios que se estabelecem entre códigos, linguagens, técnicas e tecnologias que tendem a se tornar cada vez mais complexas, redefinindo, continuamente, os sentidos que as expressões culturais são capazes de produzir.

Assim, a realização do I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo (ENICECULT) visa estimular o debate e a produção científica interdisciplinar com o objetivo de apreender a estreita correlação existente entre os sistemas culturais, a diversidade das suas linguagens constitutivas e as tecnologias que lhes são inerentes. Nesse sentido, por meio de Grupos de Trabalhos, composição das Mesas (Diálogos Interdisciplinares: expressões da resistência e Diálogos Interdisciplinares: devir dos sistemas culturais), Minicursos, Conferências de Abertura e de Encerramento, o I ENICECULT pretende dinamizar as interações interdisciplinares que estão latentes em cada temática deste Encontro. Tais propostas são marcadamente dialógicas e com ênfase no respeito à diversidade, assumindo a dimensão e amplitude que resguardam todos os trabalhos submetidos ao evento.